domingo, 15 de abril de 2012

Servidor estadual: Caixa baixa os juros do consignado

O crédito consignado dos servidores entrou na onda de reduções de juros. Para o funcionalismo estadual, a Caixa Econômica Federal já baixou as taxas. A tabela de juros dos bancos que oferecem o consignado, divulgada pela Secretaria estadual de Planejamento antes do anúncio das quedas, informava juros de até 2,02% ao mês para abril. Mas, segundo a Caixa, as taxas agora são de 1,50%, 1,52% ou 1,65% ao mês, conforme o relacionamento do servidor com o banco. O índice mais baixo será para quem usar a portabilidade bancária e transferir o salário para a Caixa. Assim, a prestação de um empréstimo de R$ 3 mil em 12 meses ficaria 3,16% menor com a queda dos juros de 2,02% para 1,50% ao mês.
O Banco do Brasil, que também anunciou reduções nos juros recentemente, informou que o consignado dos servidores fará parte de um segundo pacote, ainda a ser anunciado.
Segundo a secretaria, o servidor poderá levar a dívida para outro banco. Entretanto, a quitação feita antes de um terço do prazo originalmente contratado manterá o bloqueio da margem consignável pelo período que faltaria para que esse percentual fosse atingido. O objetivo da medida é evitar as constantes renegociações, que prejudicam os funcionários.

Nenhum comentário:

Postar um comentário